Do dia 18 ao dia 20 de março, realizou-se no Condomínio Naimisharanya a comemoração do Gaura Purnima 2011. Este festival marca a virada do ano Indiano, baseado no ciclo lunar, como explica Ramesvara Das, ex-presidente da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON).
"O Ano Novo Hare Krishna é marcado pelo calendário lunar de acordo com o nascimento de Sri Caitanya Mahaprabhu, que na Idade Média inaugurou a desobediência civil e a luta contra as discriminações da sociedade de castas na Índia, tendo sido o precursor do Movimento Hare Krishna na forma como hoje é praticado em todas as nações do Planeta"
Durante a sexta e o sábado tive a oportunidade de acompanhar os preparativos para o festival. Desde às 05:00 horas da manhã os devotos estavam acordados participando dos programas realizados no templo, pessoas de outras cidades (Recife, Caruaru e Salvador, por exemplo) vieram acompanhar a programação preparada para a chegada do novo ano e aqueles que pudessem e desejassem faziam jejum do nascer até o pôr do sol.
Haviam atividades sendo realizadas no templo por todo o dia, tais como os programas característicos do mesmo, atrações musicais e a preparação para a noite – que seria o auge do Gaura Purnima. Além disso, em todos os locais do condomínio se via a alegria e o entusiasmo em organizar a festa, em cada canto havia alguma coisa sendo preparada. E o que mais me impressionou foram as mais de 150 preparações lacto-vegetarianas que seriam oferecidas para à Caitanya no fim do dia – que foram feitas sem experimentar nada, já que os devotos estavam preparando-as estavam em jejum - além do enorme bolo sem ovos.
Neste dia, foi registrado a maior lua dos últimos 20 ano, fenômeno conhecido como “Super Moons” onde a lua chega ao ponto mais próximo da Terra. Coincidência ou não, o Gaura Purnima, também é conhecido como a Festa da Lua.
Sites Pesquisados:
http://harekrishna.org.br/modules/news/article.php?storyid=225&keywords=goura+purnima
http://www.ecofoto.com.br/blog/2011/03/super-moon-a-maior-lua-dos-ultimos-20-anos/
P.S: Aproveitando o post para agradecer a Chateaubriand Almeida pela logomarca do projeto, arrazou muito. ;D