terça-feira, 31 de maio de 2011

Título Fantasia

Olá Gente,

Como vocês devem ter percebido hoje o blog tá com uma cara nova.

Pois é, apresento a vocês o título fantasia do projeto que estou desenvolvendo - lá em Arte e Mídia é comum fazermos isso,  pra não ficar aquele nome enoooorme que já falei outras vezes.

“Mataji’s” foi escolhido a partir da vivência que tive durante esses meses no condomínio que pesquisei; percebi que essa é uma palavra muito utilizada no "dialeto" hare e designa o meu objeto de pesquisa, a mulher.

Segundo, Marina Tomaelo Bonilha (do site http://www.radharaman.com.br), mataji é: “Mãezinha. É a “gíria” usada para com as devotas de Krishna. Toda mulher tem alma maternal, portanto são chamadas de mataji”.

Espero que tenham gostado.
=D

Em breve mais novidades.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gravando


Semana passada, mais uma etapa do projeto foi concluída...
Convidei Jahnavi Caram, moradora do condomínio Naimishanya, para gravar duas músicas ou mantras hare, para serem distribuídas durante a exposição, via bluetooth. Então, na última quarta-feira fomos para o estúdio da UAAMI (Unidade Acadêmica de Arte e Mídia) e gravamos, com enorme colaboração de Bega Gomes, dois mahamantras. Que agora, estão passando, pela fase de edição e arranjo – feita por Felipe Diogo.

O mahamantra, segundo a literatura védica, é o mantra de Krishna, sendo considerado o grande mantra da felicidade; e é composto por dezesseis palavras:

Hare Krishna, Hare Krishna,
Krishna Krishna, Hare Hare,
Hare Rama, Hare Rama,
Rama Rama, Hare Hare.

Aí estão algumas fotos de making-off:









Para conferir as músicas finalizadas, vocês terão que visitar a exposição. ;D
Depois divulgo por aqui a data e o local.

Aproveitando...
Muito obrigado a todos que colaboraram para a boa execução desta fase do projeto.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Explicando melhor o projeto


Como falei anteriormente, esse projeto, “O papel da mulher na comunidade Hare Krishna Naimisharanya”, tem por principal objetivo desenvolver uma exposição fotográfica multimídia; mas pra se chegar até esta, muitas etapas são percorridas e é sobre isto que se trata este post.

Inicialmente apresentamos a proposta do projeto para o professor orientador (João de Lima Neto) e para os demais alunos da turma (2008.2 de Arte e Mídia - UFCG), com a finalidade de definirmos os passos iniciais para o desenvolvimento do mesmo. A partir daí, tem início a primeira etapa da execução do projeto, que compreende o acompanhamento das atividades e a pesquisa e análise de dados – bibliográficos e dados coletados a partir de questionário.  Esta finaliza-se com a entrega do projeto de pesquisa, que ocorreu no último dia 05 de abril.

Então tem início a segunda etapa, que é onde se cria um conceito para exposição. Mas pra que criá-lo? O conceito é um termo, uma palavra ou uma expressão – que normalmente surge através de um brainstorming - que permite a unificação ou a unidade entre todas as etapas já realizadas e as que ainda vão se realizar. Assim, tudo o que for feito relativo ao projeto, desde à logomarca até as próprias fotografias, terá um sentido de acordo com o conceito selecionado.

Após concluída a seleção do conceito, inicia-se a quarta etapa (fase atual), onde as fotos, assim como todos os outros elementos que compreendem a exposição são produzidas.  Para concluir, há a quinta etapa, que compreende o processo de pós-produção, onde as fotos são editadas e reveladas; e o relatório final (com todas etapas de criação e produção) é finalizado. E por fim, o trabalho completo será apresentado no dia 14 de junho e a exposição coletiva (com todos os trabalhos da sala) também acontecerá no mês de junho, sem data definida ainda, depois divulgo por aqui.

Por isso estive um pouco afastada do blog, é pouco tempo pra tanta coisa que ainda tem pra fazer – além dos outros projetos e atividades extras que acabam surgindo. Espero no próximo post, já trazer novidades da exposição pra vocês.